Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Centenário do escritor Jorge Amado


Jorge Amado, nascido na Bahia em  10 de agosto de 1912, com mais de 40 livros escritos.É  um dos escritores brasileiros mais publicados no mundo, com livros traduzidos para cerca de 49 idiomas, lançados em 55 países. Sua obra impressiona pela popularidade, refletida nas inúmeras adaptações que ganhou. Nascido em Itabuna, interior da Bahia, morou boa parte da infância em Ilhéus, cidade que serve de inspiração para vários de seus romances. Entre suas criações, estão 25 romances, além de contos, poesia, crônicas, livros de memórias e literatura infantil. Em 1995, foi agraciado com o Prêmio Camões, mais importante comenda literária da língua portuguesa. 

Jorge Amado estará exposto em painéis e peças do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição criada em 1986 e que detém sua herança pessoal e literária.

A exposição revela em texto e imagem os vários aspectos de sua vida e obra, incluindo traços pouco explorados de sua obra.

"Estamos fazendo também uma galeria de retratos assinados pelo artista plástico Sílvio Rabelo, que inclui o retrato dos escritores homenageados", reforça Fernanda. Entre os itens expostos estarão peças explicativas com a cronologia do escritor, análise de suas contribuições, fotos históricas, objetos ligado ao universo dos romances de Jorge Amado, como artefatos do candomblé, peças relacionadas à cultura do Cacau, além de traduções e edições de clássicos como os romances "Gabriela, cravo e canela" (1958), "Tieta do agreste" (1977), "Dona Flor e seus dois maridos" (1966) e seu livro de estreia, "O País do carnaval" (1930).

A exposição fica em cartaz durante todo o mês de agosto com visitação gratuita. Os livros do escritor estão disponíveis para retirada, bastando para isso que o usuário esteja cadastrado na biblioteca (para o cadastro é necessário a cópia do comprovante de residência e de um documento de identificação com foto, acompanhados dos originais).

Duas personagens do baiano, Gabriela e Tieta, ganharão vida na performance da atriz Soraia Falcão. "São duas personagens que abriram fase em que Jorge Amado desviou o foco da política e colocou a mulher no centro das obras. Uma mulher forte, nordestina e liberal", destaca Soraia. Com produção de Luana Oliveira e texto original criado pela atriz, a performance é feita a partir de provocações lançadas à plateia e interações musicais com o violonista e compositor Paulo Branco. "Fizemos uma homenagem semelhante à Nelson Rodrigues. A performance é uma espécie de aula show, com o auxílio de um vídeo em homenagem ao escritor, projeção de fotos, além da atuação e da música", detalha.
Homenagens com reedições e adaptações

Entre os lançamentos que marcam o centenário de Jorge Amado estão reedições de livros e adaptações para o cinema, o teatro e a televisão. As homenagens oficiais, chanceladas pela Fundação Casa de Jorge Amado, incluem a exposição "Jorge Amado e Universal", no Museu de Arte Moderna da Bahia, e o lançamento da caixa "As mulheres de Jorge Amado", pela Companhia das Letras, com quatro livros do escritor que trazem mulheres como protagonistas: "Dona flor e seus dois maridos", "Teresa Batista cansada de guerra", "Tieta do Agreste" e "Gabriela, cravo e canela". Desde 2008 a editora vem relançando a obra do baiano. Ainda este mês, deve publicar o livro inédito, "Jorge & Zélia" com cartas que o escritor enviou à esposa, Zélia Gattai, durante o exílio cumprido na Europa no final da década de 1940.

No final do ano passado, a neta do escritor, Cecília Amado, lançou o filme "Capitães de Areia", adaptação do romance homônimo de 1937. Recentemente, a Globo Marcas reeditou ainda em DVD a novela "Tieta", exibida em 1989 na Rede Globo, baseada no romance "Tieta do Agreste" (1977).Sob direção de Aguinaldo Silva, a obra traz Betty Faria no papel de Tieta (interpretada ainda por Cláudia Ohana nas cenas de sua juventude), escandalizando a cidade fictícia de Santana do Agreste, para onde regressa após 25 anos, depois de ser expulsa pelo pai.
O elenco conta com atores como Joana Fomm, no papel de Perpétua, irmã rancorosa da protagonista, e Cássio Gabus Mendes, como o sobrinho e seminarista Ricardo, com quem ela tem um romance. A edição é composta por uma caixa com 11 discos e tem quase 40 horas de duração. O DVD traz ainda um depoimento exclusivo com o autor, onde ele relembra os anos de criação da novela.
conheça mais e acesse: http://www.jorgeamado.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.