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sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Governo do Estado realiza programação especial no Dia do Estudante

 Enem











Motivação, alegria e novas estratégias para a aprendizagem estarão presentes neste sábado (11) data dedicada aos estudantes, durante o evento "Enem Chego junto, Chego bem”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação. A programação acontecerá no Centro de Convenções Edson Queiroz, às 9 horas, com a presença da secretária Izolda Cela que fará a entrega simbólica de 100 mil exemplares de uma coletânea de provas anteriores do Enem. Haverá ainda uma palestra com o professor Pachecão, conhecido nacionalmente por seu estilo diferenciado em sala de aula.
O evento contará com a participação de 2.500 jovens matriculados no 3º do Ensino Médio da Capital e do Interior que terão a importante missão de representar os 100 mil alunos da rede estadual que finalizam a educação básica esse ano. A programação também será transmitida para as escolas.
Até a realização do Enem, estudantes e professores vão contar ainda com palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e Sabadões do Enem, com aulas focadas nas principais dificuldades encontradas nas quatro áreas do conhecimento. Também ficarão disponíveis um plantão de atendimento aos alunos da rede pública estadual para ajudar a resolver questões dos exames passados e o portal “Rumo à Universidade” (rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br). Nas datas das provas do Enem, 3 e 4 de novembro, denominadas pela Seduc, DIA “E”, está programado um serviço de apoio aos alunos  para garantir a presença dos inscritos, com transporte e alimentação.
O "Enem Chego Junto, Chego Bem” integra o trabalho que a Seduc coloca em prática, desde o início do ano nas escolas. Nessas unidades, aconteceu um grande movimento para que o maior número de alunos fosse inscrito no Exame. Para começar, a Secretaria articulou ações junto aos órgãos responsáveis para garantir a documentação dos alunos do Ensino Médio. Com o esforço de coordenadores de Credes, diretores e professores foram alcançados resultados positivos. A rede estadual conseguiu a marca de 91 mil inscrições no Enem 2012.  Após o primeiro semestre, no mês de julho, a Seduc realizou o projeto “Enem não Tira Férias” com aulões e simulados em 147 escolas estaduais e as Colônias de Férias, no Interior. 
10.08.2012
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Enem 2012: lançado manual para orientar candidatos a elaborar a redação

 
 Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao manual para elaboração de redação que acaba de ser lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O guia detalha os critérios de correção das redações do Enem, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame.
O guia está disponível gratuitamente no site do Inep, e mais 1,6 milhão de exemplares do guia impresso serão distribuídos para escolas da rede pública. Além do manual, o sistema de correção das redações foi aperfeiçoado, assim como houve um aumento de 40% no número de corretores para a edição 2012.
A nota da redação será dividida entre cinco competências: demonstrar conhecimento da norma culta padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação, e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação será avaliada por dois corretores independentes. Caso haja diferença superior a 80 pontos em qualquer competência ou maior que 200 pontos no total, a prova será reavaliada por um terceiro corretor. Persistindo as discrepâncias, uma banca avaliadora dará a nota final.
De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, apresentar os critérios de correção fortalece o exame. Ele destacou que os estudantes terão acesso à correção das redações para fins pedagógicos, mas a forma como os textos serão divulgados ainda não está definida. A divulgação é parte do termo de ajustamento de conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público Federal.
Fonte:http://www.ufla.br/ascom/index.php/2012/07/enem-2012-lancado-manual-para-orientar-candidatos-a-elaborar-a-redacao/

O POVO NO ENEM 2012(Fundação Demócrito Rocha)




Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Aberta do Nordeste, da Fundação Demócrito Rocha, está lançando uma iniciativa que tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso dos estudantes, aqueles que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio, a uma vaga de ensino superior nas instituições públicas federais no Ceará (UFC e IFCE) ou qualquer outro estado.
Essa iniciativa é revestida pelo compromisso social e educacional que a Fundação Demócrito Rocha tem com a sociedade cearense, desde a sua criação em 1985. Para tanto, associou-se ao Colégio Christus, uma referência no Ceará e no Brasil quando se fala em acesso ao ensino superior, aprovando alunos nos mais exigentes e rigorosos processos seletivos nacionais.
Convidamos você, caro aluno ou egresso do Ensino Médio que está inscrito no ENEM 2012, a participar desta iniciativa e agregar valor ao seu esforço de conquistar uma vaga numa instituição pública brasileira. Ao se inscrever no ENEM 2012 você terá acesso ao que há de mais interessante e necessário para o sucesso nas provas em novembro próximo. A jornada é longa e desafiadora, mas o resultado, sem dúvida, compensará o esforço.
Fonte: http://fdr.com.br/enem2012/

8º O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero


 

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade. 
A bertas Inscrições até 17 de setembro
Acesse: gualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html

Centenário do escritor Jorge Amado


Jorge Amado, nascido na Bahia em  10 de agosto de 1912, com mais de 40 livros escritos.É  um dos escritores brasileiros mais publicados no mundo, com livros traduzidos para cerca de 49 idiomas, lançados em 55 países. Sua obra impressiona pela popularidade, refletida nas inúmeras adaptações que ganhou. Nascido em Itabuna, interior da Bahia, morou boa parte da infância em Ilhéus, cidade que serve de inspiração para vários de seus romances. Entre suas criações, estão 25 romances, além de contos, poesia, crônicas, livros de memórias e literatura infantil. Em 1995, foi agraciado com o Prêmio Camões, mais importante comenda literária da língua portuguesa. 

Jorge Amado estará exposto em painéis e peças do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição criada em 1986 e que detém sua herança pessoal e literária.

A exposição revela em texto e imagem os vários aspectos de sua vida e obra, incluindo traços pouco explorados de sua obra.

"Estamos fazendo também uma galeria de retratos assinados pelo artista plástico Sílvio Rabelo, que inclui o retrato dos escritores homenageados", reforça Fernanda. Entre os itens expostos estarão peças explicativas com a cronologia do escritor, análise de suas contribuições, fotos históricas, objetos ligado ao universo dos romances de Jorge Amado, como artefatos do candomblé, peças relacionadas à cultura do Cacau, além de traduções e edições de clássicos como os romances "Gabriela, cravo e canela" (1958), "Tieta do agreste" (1977), "Dona Flor e seus dois maridos" (1966) e seu livro de estreia, "O País do carnaval" (1930).

A exposição fica em cartaz durante todo o mês de agosto com visitação gratuita. Os livros do escritor estão disponíveis para retirada, bastando para isso que o usuário esteja cadastrado na biblioteca (para o cadastro é necessário a cópia do comprovante de residência e de um documento de identificação com foto, acompanhados dos originais).

Duas personagens do baiano, Gabriela e Tieta, ganharão vida na performance da atriz Soraia Falcão. "São duas personagens que abriram fase em que Jorge Amado desviou o foco da política e colocou a mulher no centro das obras. Uma mulher forte, nordestina e liberal", destaca Soraia. Com produção de Luana Oliveira e texto original criado pela atriz, a performance é feita a partir de provocações lançadas à plateia e interações musicais com o violonista e compositor Paulo Branco. "Fizemos uma homenagem semelhante à Nelson Rodrigues. A performance é uma espécie de aula show, com o auxílio de um vídeo em homenagem ao escritor, projeção de fotos, além da atuação e da música", detalha.
Homenagens com reedições e adaptações

Entre os lançamentos que marcam o centenário de Jorge Amado estão reedições de livros e adaptações para o cinema, o teatro e a televisão. As homenagens oficiais, chanceladas pela Fundação Casa de Jorge Amado, incluem a exposição "Jorge Amado e Universal", no Museu de Arte Moderna da Bahia, e o lançamento da caixa "As mulheres de Jorge Amado", pela Companhia das Letras, com quatro livros do escritor que trazem mulheres como protagonistas: "Dona flor e seus dois maridos", "Teresa Batista cansada de guerra", "Tieta do Agreste" e "Gabriela, cravo e canela". Desde 2008 a editora vem relançando a obra do baiano. Ainda este mês, deve publicar o livro inédito, "Jorge & Zélia" com cartas que o escritor enviou à esposa, Zélia Gattai, durante o exílio cumprido na Europa no final da década de 1940.

No final do ano passado, a neta do escritor, Cecília Amado, lançou o filme "Capitães de Areia", adaptação do romance homônimo de 1937. Recentemente, a Globo Marcas reeditou ainda em DVD a novela "Tieta", exibida em 1989 na Rede Globo, baseada no romance "Tieta do Agreste" (1977).Sob direção de Aguinaldo Silva, a obra traz Betty Faria no papel de Tieta (interpretada ainda por Cláudia Ohana nas cenas de sua juventude), escandalizando a cidade fictícia de Santana do Agreste, para onde regressa após 25 anos, depois de ser expulsa pelo pai.
O elenco conta com atores como Joana Fomm, no papel de Perpétua, irmã rancorosa da protagonista, e Cássio Gabus Mendes, como o sobrinho e seminarista Ricardo, com quem ela tem um romance. A edição é composta por uma caixa com 11 discos e tem quase 40 horas de duração. O DVD traz ainda um depoimento exclusivo com o autor, onde ele relembra os anos de criação da novela.
conheça mais e acesse: http://www.jorgeamado.org.br/

domingo, 5 de agosto de 2012

Seduc inicia Ciclo de Palestras para Professores sobre o Enem

Dando continuidade às ações de apoio aos alunos das escolas estaduais de ensino médio para o ENEM, foi realizado pela SEDUC,  durante o dia 2 de agosto (quinta-feira), de 8h às 12h, no Auditório da Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA, no Cambeba, o segundo encontro do CICLO DE PALESTRAS SOBRE O ENEM, agora com o tema REDAÇÃO NO ENEM.
Cada Crede e Regional da SEFOR indicou um professor para participar voluntariamente do referido evento. Ao voltar a sua regional, o professor repassará o treinamento recebido aos professores de redação (1 de cada escola), que, por sua vez, deverão fazer esse treinamento em sua própria escola.
A redação significa 50% da pontuação do ENEM. Isoladamente, é a prova mais importante, com mais peso em pontos. Porém, também é a prova em que os alunos mais encontram dificuldades. Por este motivo, daremos uma atenção especial à Redação. Para tanto, a SEDUC firmou parceria com o Professor Felipe Filho, ex-professor da UECE e do Colégio Cearense Marista, que realizará as seguintes ações:
1- palestra no dia 2 de agosto, com um conjunto de orientações aos nossos professores;
2- elaboração de uma Apostila de Redação no ENEM, que posteriormente será reproduzida e distribuída aos alunos do 3º ano e do PRU;
3- acompanhamento, na forma de um piloto, de uma turma de professores de redação da rede estadual em Fortaleza, num total de 3 encontros, que serão filmados e disponibilizados aos professores da rede estadual de ensino.
Estas ações buscam apoiar o professor em sala de aula, ajudando-os a potencializar seus trabalhos visando uma melhor preparação dos alunos que irão realizar o ENEM.
Mais informações:
Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico
Articuladora: Gilvana Ponte Linhares
Tel: 85.3101.3968//34886056
03.08.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br

ENEM: Seduc intensifica preparação para 100 mil estudantes

No dia 11 de agosto, data dedicada nacionalmente aos estudantes, a Secretaria da  Educação (Seduc) vai lançar uma série de ações destinadas aos alunos do 3º do Ensino Médio que se preparam para o Enem. A programação acontecerá no Centro de Convenções Edson Queiroz, às 9 horas, com a participação de 2 mil jovens de escolas estaduais da Capital e do Interior.Durante o evento, a secretária Izolda Cela fará a entrega simbólica de 100 mil exemplares com uma coletânea de provas de exames anteriores. Para motivar ainda mais os jovens, haverá uma “aula show”, entre outras atividades.Além disso, professores e alunos vão contar com palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, está programado um serviço de apoio aos alunos com transporte e alimentação para garantir a presença dos inscritos.

Caberá às 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), presentes no interior,  e Superintendência  das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) selecionar os alunos que vão participar do lançamento. O evento será transmitido por vídeo conferência para todas as escolas.

A iniciativa faz parte do trabalho que a Seduc começou esse ano com suas atividades letivas nas unidades de ensino, onde também aconteceu um grande movimento para que o maior número de alunos fosse inscrito no Enem. A mobilização deu certo. A rede estadual alcançou a marca de 91 mil inscrições no Exame em 2012. O número atingido superou em mais de 7 mil o de inscritos do ano passado.
Para dar continuidade, neste mês de julho, a Seduc realizou o projeto “Enem não Tira Férias” com aulões e simulados em 147 escolas estaduais e as Colônias de Férias, no Interior.Além do ingresso em universidades federais do país utilizando o desempenho no exame,   o MEC ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que por algum motivo deixaram de concluir o Ensino Médio na idade certa. Para isso, a rede estadual cearense conta com 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), onde o interessado pode fazer sua solicitação.As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). Serão 180 questões sobre as diversas áreas do conhecimento e uma redação.
MAIS INFORMAÇÕES: 85 - 3488.6056

SPAECE - SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ

Para Compreender os objetivos e importância do SPAECE:

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:

Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

A Avaliação do Ensino Fundamental, de natureza censitária, dando continuidade à série histórica do SPAECE, manteve-se com periodicidade bianual, intercaladas aos ciclos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. A referida avaliação é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma censitária nas três séries deste nível de ensino, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.

O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

Objetivos

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

Acessem o link a seguir e fiquem por dentro sobre o que diz respeito ao  SPAECE:


  •  Matriz de Referência
  •  Matriz Curricular
  •  Resultados/Escala
  •  Guia de Elaboração de Itens
  •  Oficina de Resultados

Fonte:http://www.spaece.caedufjf.net/spaece-inst/inicio.face